A CONSTELAÇÃO FAMILIAR TE AJUDA A TOMAR DECISÕES
Todos os dias temos que tomar muitas decisões. Decisões simples como o que vestir naquele dia, decisões mais complexas que envolvem terceiros, decisões sobre o presente, o futuro, e assim já nos acostumamos que toda escolha requer uma renúncia e desta forma conseguimos seguir rumo às nossas metas.
Mas nem sempre seguir e decidir depende exclusivamente das nossas escolhas pessoais. Quando nascemos, nos vinculamos à nossa família. Este vínculo significa que não somos tão isolados como imaginamos, mas que a partir do momento que somos uma parte, uma peça daquele sistema, nossas decisões, por mais que pareçam individuais, impactam a todos.
Vamos compreender este vínculo agora, de maneira sistêmica: O vínculo existe para que o grupo como um todo sobreviva. Concorda que a nossa sobrevivência depende das escolhas que fazemos? Sim, é exatamente isso. As nossas decisões, querendo ou não, estão atreladas, vinculadas, à sobrevivência do nosso sistema familiar e é exatamente por isso que algumas decisões são tão difíceis de serem tomadas, principalmente no que diz respeito a rupturas de padrões.
Os padrões familiares existem para facilitar a transmissão do que já foi aprendido, mas a grande questão é que nem sempre esses padrões são positivos, muitos deles são negativos. Eu vou dar um exemplo de decisão que fica empacada por conta de padrões familiares negativos: Supondo que um pai quis muito ser um médico, porém por questões de dinheiro ou qualquer outra ele não conseguiu. Daí nas conversas familiares, a filha ainda pequena ouve o pai sempre se lamentando: “Queria tanto ser médico e não pude”, então a criança faz uma promessa: “eu farei isso por você querido papai”. Assim, quando ela cresce, se forma médica. Com o tempo ela percebe que o seu dom pessoal não é a medicina e sim a música, a partir daí esta filha vive sempre no dilema entre abandonar a medicina e se dedicar à música ou continuar vivendo o sonho do pai.
Este é um exemplo bem claro, até certo ponto explícito, de uma lealdade familiar, mas existem muitas outras dinâmicas que impactam diretamente na tomada de decisões e não são claras, que estão ocultas e é neste ponto que a constelação familiar pode ajudar e muito na tomada de decisão, pois uma sessão de constelação familiar traz luz ao que está oculto, seja no âmbito profissional, amoroso, mudanças de cidade ou país ou até mesmo um afastamento necessário de relacionamentos familiares tóxicos.
A Constelação familiar sempre vai buscar padrões negativos, exclusões, falta de equilíbrio no tomar e dar, emaranhados e identificações, possibilitando que você tem a clareza sobre o que está acontecendo no seu sistema, qual a raiz da questão que te impede de tomar decisões e a partir daí você tem a possibilidade de encontrar soluções baseadas na reconciliação, no entendimento e no amor, pois afinal a busca da Constelação Familiar é retomar o equilíbrio nas ordens do amor.
Você já considerou participar de um grupo de Constelação Familiar para experenciar as dinâmicas familiares?
O Instituto Sananda propicia esta vivência, às segundas-feiras, quinzenalmente. Acesse o site e obtenha todas as informações.